9 de janeiro de 2012

Dicas de Leitura


     Todos sabemos que a leitura necessita de prática, principalmente quando ainda estamos aprendendo a ler ou não dominamos a leitura. Escolhemos alguns títulos que são interessantes para meninos e meninas e que além de entreter, estimularão a imaginação! 

A volta ao mundo em 80 dias: O livro conta a história de um rico inglês, Phileas Fogg, que tinha uma vida regrada e solitária, mas que devido a uma aposta com seus amigos de jogo, resolve dar a volta ao mundo em 80 dias, acompanhado apenas de seu fiel empregado. Nessa viagem, viverá diversas aventuras e conhecerá vários lugares do mundo. Esta história já foi traduzida para diversas línguas e por causa dela, muitos ingleses já deram a volta ao mundo. Julio Verne, um dos mais conhecidos escritores de romances de aventuras de sua época, apresenta este enredo onde expressa sua imaginação que o consagrou. Embora publicada em 1873, continua a ser uma ficção apaixonante em que Verne mostra sua imaginação genial.

Terra dos homens: Nesse livro, Antoine de Saint-Exupéry (o mesmo autor de O Pequeno Príncipe) narra diversos episódios nos quais os valores morais levam homens a fazer enormes sacrifícios e a encontrar insuspeitadas reservas de energia para vencer desertos, neves eternas, hostilidades de beduínos sublevados.

Nossa rua tem um problema: Um livro diferente, que mostra, em forma de diário, como meninas e meninos podem ver o mundo de formas diversas. Trata das relações de poder entre adultos e crianças, a questão da autonomia infantil e do convívio com as diferenças. São dois diários: o de Clarabel e o de Zuza, que contam os mesmos fatos acontecidos no dia-a-dia dos moradores da rua, vistos de pontos de vista diferente. É bom, pois a criança aprende que nem sempre interpretamos as atitudes dos outros corretamente. Adequado para crianças de 8 a 10 anos.

A corrente da vida: Raquel tem um grande amigo, que de repente, começa a faltar à escola. Insiste em saber o que está acontecendo com ele, até descobrir que ele está contaminado pelo vírus da Aids e a doença já se manifestou. Ele volta às aulas, mas outras pessoas descobrem que sua doença. Na luta contra o preconceito, Raquel vê que fazer bem ao outro é bom para gente mesmo. Ela é virgem, acompanha o amigo até a morte e nota que, se o rapaz tivesse se comportado como ela, sua história seria outra.

O livro da fé para crianças: Reúne fábulas sobre o poder e a beleza da crença em Deus. Além das histórias, escritas de forma a encantar o público infantil, há ainda orações e poemas.


                                                                                          Boa leitura!

0 comentários:

Postar um comentário