29 de novembro de 2011

Reestruturação de histórias

3 comentários

     A Profª Beatriz (A.E.E) trabalhou com seus alunos Luciano e Thaís reestruturação e contação de histórias, utilizando o clássico "Chapeuzinho Vermelho". Após a leitura da história original, os educandos criaram uma nova história, utilizando os mesmos personagens. Essa atividade tem como objetivos: estimular a criatividade, desenvolver a oralidade, bem como, elevar a auto estima. Durante a aula a professora utilizou um programa para gravar a leitura dos alunos para que os mesmos adquiram desenvoltura para ler em público. 
      Assista o vídeo e veja como ficou:  


     "Fazer uso de tecnologias assistivas na escola é buscar, com criatividade, uma alternativa para que o aluno realize o que deseja ou precisa. É encontrar uma estratégia para que possa fazer de outro jeito, valorizando o seu jeito de fazer e aumentar suas capacidades de ação e interação a partir de suas habilidades." 
    Fonte: MEC 

Então é Natal...

2 comentários

     O Natal está chegando e devemos informar nossos educandos sobre esta importante data e lembrá-los que este dia é muito mais do que ganhar presentes! Segue abaixo algumas sugestões de atividades para estes últimos dias letivos!








Clique nas imagens para salvá-las em seu tamanho normal! 

     Nossa escola já está entrando em clima de Natal!
     Mural confeccionado pela Profª Sônia.

                                                      
     Enfeites de porta confeccionados pela Profª Edylaine.



27 de novembro de 2011

120 anos da Imigração Ucraniana

3 comentários

     Nossa escola participou na última sexta-feira (25/11) das comemorações dos 120 anos da imigração ucraniana do Brasil. A solenidade que aconteceu na praça Rosa Andrade (antiga Praça do Guincho) contou ainda com apresentação da  Orquestra Estudantina, onde foi inaugurado um monumento em homenagem ao povo ucraniano. O prefeito José Baka Filho decretou o dia 25 de novembro como o "Dia da Ucrânia em Paranaguá". Nossa escola foi representada pelo 2º ano A do Prof Ronaldo.




     

25 de novembro de 2011

Informática e Alfabetização

7 comentários

     A Profª Emanuelle está aproveitando as aulas na informática para revisar os conteúdos trabalhados durante esse ano com seu 1º ano (C). Com um programa desenvolvido pela Coordenadora Pedagógica Leidiane, a turminha participou de uma aula divertida e super importante nesses últimos dias letivos. A aula contou com leitura e interpretação de texto, auto-ditado, separar sílabas e ilustração sobre a história. 






     "Gosto de comparar o computador à bicicleta. Para mim, ele é a bicicleta do século XXI porque constitui um instrumento capaz de ampliar uma parte da nossa inteligência." (Steve Jobs)

23 de novembro de 2011

Teatro de fantoches no A.E.E

3 comentários

     A Profª Beatriz que atua no A.E.E (Atendimento Educacional Especializado), trabalhou durante essa semana com seus alunos o teatro de fantoches. O objetivo em trabalhar o fantoches é desenvolver a oralidade e imaginação ao ouvir a história. Após, os alunos são incentivados a recontá-la trabalhando a atenção e a concentração. Aproveitamos a oportunidade para convidá-los a visitar o blog do A.E.E da nossa escola: A.E.E Camões






     "Nós não devemos deixar que as incapacidades das pessoas nos impossibilitem de reconhecer as suas habilidades." (Hallahan e Kauffman, 1994)        

21 de novembro de 2011

Produção de Texto

2 comentários

     Formar escritores não é uma tarefa fácil e deve ser estimulado desde os anos iniciais da vida escolar do aluno. Dentro desta perspectiva, o professor deve criar situações em que a linguagem escrita possa ser colocada em prática. Segue abaixo algumas sugestões de atividades que os educandos vão adorar!






    Clique nas imagens para salvá-las em seu tamanho normal!

Dia da Consciência Negra

2 comentários
   
     Ontem celebrou-se o Dia da Consciência Negra, vamos saber como tudo começou?
     O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
   A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594).
    Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto preconceito, ou seja, da inferiorizarão perante a sociedade.
    Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
    O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.

18 de novembro de 2011

Dinâmicas no 3º ano D!

10 comentários

      Na última semana a turminha da Profª Michelly (3º ando D), recebeu a visita de estagiárias que realizaram dinâmicas que visam o estudo da tabuada. A primeira dinâmica "O Balão do Segredo", utilizando vários balões, cada um com uma sentença da tabuada dentro. O educando deverá estourar, ler a sentença e dar o resultado. Dado o resultado correto o aluno ganha um brinde. Essa dinâmica motiva o estudo à tabuada.


  
     A segunda dinâmica desenvolvida pelas estagiárias foi "Bafo da Matemática". Cada aluno ganhará uma mãozinha de E.V.A, poderão jogar 2 ou 3 alunos. As cartas com os números serão colocadas no chão e cada criança terá que virar 2 cartas e multiplicar os números. O aluno que obtiver o maior resultado, ganhará também as cartas que estão com os outros participantes. Vence quem ficar com o maior número de cartas. A dinâmica auxilia na aprendizagem da tabuada.  




     “Uma situação simulada, desenvolvida para se criar experiências para aqueles que aprendem, serve para iniciar o seu próprio processo de investigação e aprendizado” (KOLB, 1984, p.11).

15 de novembro de 2011

Em 15 de novembro...

0 comentários

     O golpe militar em 15 de novembro de 1889, foi reafirmado com a proclamação civil de integrantes do Partido Republicano, na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Ao contrário do que aparentou, a proclamação foi consequência de um governo que não possuía base de sustentação política e não contou com intensa participação popular. Mais informações: Proclamação da República


     O culto à Virgem iniciou-se em meados do século XVII,pouco tempo após a elevação da Villa de Paranaguá. A fé parnanguara à virgem aumentou após a década de 1680, quando a pequena villa foi assolada pela Peste da Bicha e assim a Santa foi invocada para que livrasse desta lamúria o vilarejo, o que aconteceu e foi atribuído à virgem este milagre. Mais informações: Nossa Senhora do Rocio

Projeto Criança é Vida - Viver Bem!

0 comentários

     O Projeto Criança é Vida - Viver Bem, tem como objetivo contribuir para que as crianças desenvolvam o autoconhecimento e autoestima necessários para tomar decisões que possam ajudá-las a construir um futuro melhor. Nesta etapa do projeto, o tema abordado foi o Meio Ambiente. Toda o trabalho foi desenvolvido através das explicações da Profª Margareth, confecções de cartazes e  de uma sacolinha, a fim de conscientizar os educandos dos malefícios das sacolas de plásticos para o nosso meio ambiente. Este projeto está sendo desenvolvido no 2º ano A.



14 de novembro de 2011

Dia Nacional da Alfabetização

4 comentários

     No dia 08/09 comemoramos o Dia Mundial da Alfabetização. Hoje 14/11 comemoramos o Dia Nacional da Alfabetização. Esta data é celebrada em nosso país desde 14 de novembro de 1930, data da fundação do Ministério da Educação e Saúde Pública, criação do governo Getúlio Vargas, com o intuito de promover o ensino primário e diminuir o analfabetismo no Brasil.
    Aos professores alfabetizadores da Rede Municipal de Ensino de Paranaguá nossos parabéns, em especial as professoras Emanuelle, Rosângela e Sônia pelo incrível trabalho com nossas turmas de 1º ano! Parabéns!

   "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." - Cora Coralina
  

12 de novembro de 2011

À nossa diretora!

2 comentários

     Queremos hoje prestar uma singela homenagem a essa peça fundamental para o sucesso da nossa escola. Desempenha sua função com tanta dedicação, carinho e generosidade! 


     À nossa diretora Luzia, queremos agradecer por estar sempre presente com um sorriso, com uma palavra de incentivo, com sua atenção e  amizade. Desejamos à você muita saúde, paz e sucesso! Felicidades! 
     Muito Obrigado!

     Família Camões   

10 de novembro de 2011

Partilha - Pré Escolar

6 comentários

     A fim de ensinar à seus pequenos os valores de partilhar e solidarizar com o próximo, as professoras Marilda (Pré A) e Andréa (Pré B) promoveram com suas turminhas uma aula super divertida e gostosa. As professoras combinaram um piquenique com seus pequenos e cada criança trouxe um doce, um salgado ou refrigerante. As professoras dentro de sala de aula explicaram sobre a importância de partilhar com o próximo e as crianças entenderam a mensagem e adoraram essa aula divertida e gostosa!